Bem vindos!

Este blog foi criado pelos alunos Carlos Rogério e Lucas Alves, com o objetivo de postar na rede as atividades fotográficas solicitadas pela professora Alene Lins, na disciplina de Fotografia, do curso de Artes Visuais. Este espaço permite a promoção da interação e participação da turma e dos demais internautas, através das visualizações e comentários. A cada semana faremos uma nova postagem e mostraremos que o click na câmera será o registro de todos os processos e resultados das nossas composições.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Atividade - Iluminação


MATERIAIS UTILIZADOS


1 cadeira para suporte
2 Cartolinas brancas
1 cartolina preta
1 fita adesiva
1 casal de bonecos feitos com biscuit
1 vela
1 lanterna
1 luminária
1 câmera fotográfica


TRABALHO DE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COM ILUMINAÇÃO

            Montar um mini estúdio é fácil quando se permite um pouco mais de criatividade para utilizar objetos existentes em casa, que podem ser transformados em materiais  para a experiência com iluminação fotográfica. O mais interessante de tudo isso é que no decorrer da prática da atividade nós podemos perceber o fotógrafo como o criador principal de todas as aparências postas nas imagens e compreendemos como a iluminação é um fator importante na composição da fotografia.
           

ANALISANDO AS FOTOGRAFIAS

Experiência 1


Primeira experiência: Nessa fotografia utilizamos uma luz frontal principal. É possível notar que a iluminação deixou a imagem bem nítida e provocou sombreamentos ao fundo do objeto em foco. Nas duas composições o objeto se apresenta bem mais claro, entretanto  o contorno não se mostra tão detalhado, é provável que isso tenha ocorrido por falta de uma luz de fundo.

Experiência 2



Segunda experiência: Utilizamos uma luz principal em cima do objeto, o que provocou sombras duras no corpo do objeto. Há uma demarcação na parte iluminada, porém as sombras deixam a imagem menos nítida e os detalhes são substituídos por tons escuros. Percebe-se que essas características se apresentam nas composições de fundo branco e fundo preto, porém há sempre uma diferenciação gerada pela cor do plano de fundo, por exemplo, na de fundo preto essa iluminação deixou uma intensidade no contorno do objeto.

Experiência 3




Terceira experiência: Com a ajuda de uma vela houve a possibilidade de usar uma luz de preenchimento, com a finalidade de diminuir o efeito produzido pela luz que utilizamos na parte frontal do objeto. Parece não fazer muita diferença, porém a luz de preenchimento promove uma certa descentralização da luz provocada pela iluminação principal. Para demonstrar essa experiência também utilizamos o fundo preto e o fundo branco.

Experiência 4




Quarta experiência: Ainda com a luz frontal e de preenchimento colocamos uma luz de fundo. No fundo branco houve uma mudança, e uma maior demarcação, porém no fundo preto não vimos muito resultado, pois a iluminação da lanterna era um pouco baixa e não alcançava todo o objeto.


MAKING OFF









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o trabalho de vocês. As luzes refletiram no biscuit, deixando reflexos em algumas fotos e o vestido da noivinha ficou super exposto. De acordo com a posição da iluminação, apareceram algumas sombras, que poderiam ser eliminadas com o controle da luz do fundo. As fotos ficaram bem enquadradas, tornando possível a comparação do resultado com a mudança da luz e do fundo. Parabéns, meninos!

    ResponderExcluir