Bem vindos!

Este blog foi criado pelos alunos Carlos Rogério e Lucas Alves, com o objetivo de postar na rede as atividades fotográficas solicitadas pela professora Alene Lins, na disciplina de Fotografia, do curso de Artes Visuais. Este espaço permite a promoção da interação e participação da turma e dos demais internautas, através das visualizações e comentários. A cada semana faremos uma nova postagem e mostraremos que o click na câmera será o registro de todos os processos e resultados das nossas composições.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Composição Fotográfica - Foco, moldura e geometria

No exercício de hoje, ainda trabalhando com composição fotográfica, vamos apresentar fotos que se associam ao conceito de foco, moldura e geometria.

 Foco

 Estabelecer um centro na imagem, se concentrando em um elemento. Essa é a ideia principal na produção das fotos a seguir. Na primeira tem-se como ponto de concentração o elemento mais próximo da câmera, enquanto no segundo dá-se a nitidez aos elementos do fundo.




Moldura

Para definir a ideia de moldura na fotografia, onde se utiliza uma proteção a borda do que se quer evidenciar na imagem, utilizamos os exemplos a seguir. Nos casos abaixo, a primeira foto apresenta molduras feitas com as estruturas de madeira do banco da praça, enquanto na segunda imagem as caixas deixadas na biblioteca molduram o elemento principal da composição, que é Lucas com um livro na mão.




Geometria

Para exemplificar e destacar a geometria na fotografia, utilizamos a arquitetura da Câmara Municipal de Vereadores em Cachoeira. Tentou-se desse modo, encontrar um equilíbrio no registro das formas da câmara, juntamente com os prédios ao lado esquerdo. Vejam a foto a seguir.







2 comentários:

  1. Muito bem explicado o conceito de foco! As fotos de moldura ficaram legais, mas deveriam ser feitas com o corpo do colega. A arquitetura de Cachoeira é linda e vocês registraram isso na foto. Ficaria melhor sem as folhas, mas a geometria ficou bem harmonizada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das fotos de foco, a ideia ficou muito boa. Geisa.

    ResponderExcluir